Este é o passo para você que decidiu iniciar no ramo da sonorização, para você que já está no ramo, porém nunca se submeteu a qualquer tipo de capacitação e também para você que é amante do áudio profissional e deseja aumentar seus conhecimentos.
Neste curso, a cada matéria ministrada (equipamento), o aluno desfrutará da aula teórica e em seguida, na mesma aula, a prática, através da demonstração do instrutor.
O aluno descobrirá qual é a real função de todos os knobs (botões), chaves e led’s de todos os equipamentos que compõem um sistema completo de sonorização, bem como os procedimentos do uso correto de cada um deles. O aluno também aprenderá como organizar, montar, cabear, ligar e alinhar este mesmo sistema para que não haja distorções, queimas e microfonias, ou seja, para que o som fique inteligível e agradável.

Durante a semana

Duração: 04 semanas

Carga horária: 36 horas

Dias da semana: Segundas, Quartas, Quintas e Sextas das 19 às 22hs.

Turmas com, no mínimo, 15 e, no máximo, 20 alunos.

Aos sábados

Duração: 01 mês e 02 semanas

Carga horária: 36 horas

Dia da semana: Sábados das 8hs às 15hs

Turmas com, no mínimo, 15 e, no máximo, 20 alunos.

Conteúdo

  1. Sistema Auditivo

Anatomia do ouvido humano e suas funções específicas, Curiosidades, Doenças Auditivas.

  1. O Bel

Histórico do cientista inglês Alexander Graham Bel, Unidades de medida dB/m, dB/r, dB/u, dB/SPL, Leitura de led’s, V.U.’s, Escala de referência 0dB, Os elementos de uma senóide, Histórico do físico alemão Heinrich Rudolf Hertz, O espectro do áudio humano – as 31 frequências, Oitavas, O som, Graus Celsius e Umidade Relativa do Ar – URA, Escala linear e escala logarítmica.

  1. Analisador de Espectro (RTA)

Definição do Analisador de Espectro (RTA), Aplicações, Ruído Rosa, Ruído Branco, Microfone Flat, Procedimentos de aferição e utilização no P.A., Monitor e Estúdio, Procedimentos para o Alinhamento de Sistemas de Som.

  1. Microfones

Dinâmicos e Condensadores, Dicas de Microfonação, Posicionamento, Resposta de Frequência, Ângulos de Captação, Phantom Power, Padrões AES/EBU, Classe dos Direcionais, Classe dos Panorâmicos, Classe dos Variáveis, Problemas mais comuns, Microfonias, Puffs, CombFilter e Microfones Especiais.

  1. Consoles de Mixagem(mesas de som)

Definição, Consoles para P.A., Consoles para Monitor, Consoles para Estúdio, Painel de Conexões, Ganho, Auxiliares, Pan, HPF e LPF, Subgrupos, Submasters, Faders, Input List, Direct Box e Multi-cabos. Conectores XLR, TRS ¼”, TS ¼”, RCA, SPEAKON, Configuração Balanceado/Desbalanceado, Insert, Estéreo.

  1. Processadores de Timbre (Equalizadores ou Filtros)

Características de um filtro, Volume, Frequência, Largura de Banda, Filtros Shelving, Sweep, Semiparamétrico, Paramétrico, Gráfico, Hi e LowCuts, Classificação das Frequências, Subgraves, Graves, Médio-graves, Médios, Médio-Agudos e Agudos.

7. Processadores de Dinâmica (Compressor e Limiter)

Definição e Aplicações, Ajustes do Compressor, Threshold, Ratio, Hold, Attack, Release, Gain, Chaves Stereo Link, In/Out Meter, Hard/Soft Knee, Bypass, Fast/Slow, Leds Gain Reduction, In/Out Level, Conexões In/Out e Side Chain.

  1. Expander Gate e Gate

Definição e Aplicações, Ajustes do Expander e Gate, Threshold, Ratio, Hold, Attack, Release. Led’s Open, Hold, Close. Conexões In/Out.

  1. Processadores de Efeitos (Delay e Reverb)

Principais comandos de um processador analógico, Level In, Mix, Level Out, EFX, Adjust, Principais comandos de um processador digital, Reverb, como montar um Reberb, algoritmos de um Reverb, Delay, como montar um Delay, algoritmos de um Delay.

  1. Crossovers Ativos e Passivos (Divisores de frequência)

Definição, Utilização, Vias, Cortes, dB/8ª, Butterworth, Linkwitz-Riley, Sistemas de 2, 3, 4, 5 e 6 vias, Cálculo de Delay, Ganho, Volume, Limiter, Delay, Mute, 0º/180º, Procedimentos operacionais.

  1. Alto-falantes e Amplificadores

Definição, Operação de Amplificadores, Transdução, Sensibilidade, Impedância, Resposta de Frequência, Potências RMS e PMPO, Watts, Ligações Série/Paralelo, 2/4/8/16 Ohms, Classe H, AB e H/AB, Botões, Atenuadores de Ganho, Chaves, Ground/Lift, Estéreo, Paralelo, Bridge, Phase Reverse, Led’s, Signal, On, Clip, Limit, Overload, e Damping.

Avaliações

  1. Destas 10 matérias serão dadas 07 provas escritas;
  2. Na última aula a turma será avaliada durante a aula prática de CROSSOVER:

Incluso do pacote

  1. Carga horária de 36hs;
  2. Aulas teóricas;
  3. Laboratórios;
  4. Demonstrações práticas do instrutor;
  5. Alinhamento (equalização) de um P.A. na prática já na 3ª aula;
  6. Avaliação teórica (o aluno será submetido a 07 provas escritas);
  7. Aula/Avaliação prática (aula prática de CROSSOVER);
  8. Apostila para leitura ilustrada em cores com 141 páginas;
  9. Apostila extra de 80 páginas com resumos das aulas em textos, gráficos e imagens;
  10. Certificado de Conclusão do CAP – CURSO DE ÁUDIO PROFISSIONAL.