Este curso é definitivamente a graduação máxima para que o aluno possa se tornar o que chamamos de “Operador de som”. Operador de Som é o profissional responsável pela parte operacional de todos os equipamentos antes e durante o evento tendo como obrigação proporcionar a melhor inteligibilidade (capacidade que se deve proporcionar ao ouvinte de entender o que se ouve sem que o mesmo realize qualquer esforço) aos artistas e público.

Saber a resposta de frequência dos instrumentos, reconhecer todas as frequências do espectro do áudio humano, técnicas para o aproveitamento de vazamentos de microfones, diferenciar altura musical de volume, prever sobreposição de frequências, conhecer diversos gêneros musicais, o melhor timbre, usar a criatividade diante de poucos recursos, usufruir da psicologia no tratamento pessoal com músicos e produtores são qualidades essenciais para quem deseja ser um bom Operador de áudio, seja de P.A. monitor ou estúdio.

Esse curso se resume em 30 aulas de 02 horas/cada + 01 avaliação de 04 horas. A sala de aula possui um computador que simula várias bandas tocando ao vivo, em até 24 canais em diversos estilos musicais.

O aluno irá aprender a equalizar individualmente o melhor som para a guitarra, baixo, teclado, bateria, percussão, instrumento de sopro (sax, trompete) e, depois irá aprender a misturá-los, ou seja, mixá-los de forma a ficar um perfeito som de CD. Dessa forma o aluno irá aprender como diferenciar o timbre dos instrumentos e adequá-los aos estilos musicais.

Ainda durante o curso, antes de cada mixagem, o aluno será submetido a um teste auditivo, ou seja, um treinamento auditivo intensivo. Em resumo, o professor põe para o aluno ouvir o som de 10 frequências das 31 que existem no espectro do áudio humano, uma a uma. Após a audição o aluno terá que identificá-las e dizer o nome de cada uma delas. Dessa forma o aluno realmente aprende a identificar o que está incomodando e o que está faltando para que o som da banda ou CD fique perfeito.

Dias mediante agenda

O Curso de Mixagem tem carga horária de 64 horas.

As aulas serão ministradas mediante agenda.

Serão 02 aulas por semana.

Cada aula tem duração de 02 horas.

Todas as aulas são individuais.

Conteúdo

02 mixagens de nível I
02 mixagens de nível II
04 mixagens com filtros I
04 mixagens com filtros II
04 mixagens com filtros III
04 mixagens com processadores de dinâmica
04 mixagens com gates
04 mixagens com processadores de efeitos I
02 mixagens com processadores de efeitos II

Avaliações

O aluno fará 03 exames distintos de reconhecimento de frequências.

O aluno será submetido a uma prova final (mixagem) onde serão cobrados todos os níveis do conteúdo do curso.

Incluso do pacote

  1. Carga horária de 64hs;
  2. Aulas práticas individuais;
  3. 30 mixagens de 02 horas + 01 mixagem final de 04 horas;
  4. Avaliações teóricas de identificação de frequências em todas as aulas;
  5. Certificado de Conclusão do CAP – CURSO DE ÁUDIO PROFISSIONAL.